AGENDA 21 ESCOLAR LOULÉ

A comunidade escolar pode e deve desempenhar um papel exemplar no processo de mudança rumo à sustentabilidade, contribuindo para formar cidadãos cada vez mais conscientes do lugar que podem ocupar, capazes de interiorizar conceitos como os de sustentabilidade, ética, humanismo e colaboração para o bem comum. Neste contexto, surge a implementação da Agenda 21 Escolar no Concelho de Loulé, um projecto fundamental e pertinente, uma vez que as crianças e jovens envolvidos num projecto desta natureza podem ter um importante papel junto das suas famílias e até junto de outros munícipes, ao reforçar os processos participativos junto dos mesmos. A aplicação da Agenda 21 Escolar a uma comunidade educativa permite, assim, consciencializar, diagnosticar e preparar os planos de acção que apliquem a sustentabilidade, com reflexos imediatos nos estabelecimentos de ensino ou agrupamentos de escolas e nas suas imediações. Ou seja, funciona como um compromisso da comunidade educativa para trabalhar a qualidade ambiental e a sustentabilidade.

terça-feira, 24 de maio de 2011

"Saber produzir, saber comer"- Agrup. Padre João Coelho Cabanita

“Saber produzir, saber comer”
No dia dezoito de Fevereiro realizou -se uma actividade com a colaboração dos alunos do Curso de Educação e Formação Bar e Mesa da Escola E.B. Joaquim de Faro, que articularam com a turma de Jardinagem da Escola E.B Padre João Coelho Cabanita de Loulé.
Os alunos, acompanhados pelo Professor da área técnica do curso Júlio Alves, confeccionaram, na sala de convívio de professores, diferentes saladas e chás com os produtos hortícolas produzidos na nossa escola, na horta pedagógica e nos canteiros de ervas aromáticas.
Os professores do nosso agrupamento compareceram e trouxeram doces e petiscos… foi um agradável convívio e um bom momento de partilha entre os presentes!

Projecto Eco – Escolas/ Agenda XXI

Sem comentários:

Enviar um comentário