AGENDA 21 ESCOLAR LOULÉ

A comunidade escolar pode e deve desempenhar um papel exemplar no processo de mudança rumo à sustentabilidade, contribuindo para formar cidadãos cada vez mais conscientes do lugar que podem ocupar, capazes de interiorizar conceitos como os de sustentabilidade, ética, humanismo e colaboração para o bem comum. Neste contexto, surge a implementação da Agenda 21 Escolar no Concelho de Loulé, um projecto fundamental e pertinente, uma vez que as crianças e jovens envolvidos num projecto desta natureza podem ter um importante papel junto das suas famílias e até junto de outros munícipes, ao reforçar os processos participativos junto dos mesmos. A aplicação da Agenda 21 Escolar a uma comunidade educativa permite, assim, consciencializar, diagnosticar e preparar os planos de acção que apliquem a sustentabilidade, com reflexos imediatos nos estabelecimentos de ensino ou agrupamentos de escolas e nas suas imediações. Ou seja, funciona como um compromisso da comunidade educativa para trabalhar a qualidade ambiental e a sustentabilidade.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Projecto Bandeira Azul



Alunos da EB 2,3 Padre J.C. Cabanita participaram na limpeza das praias

No âmbito do Programa Bandeira Azul, em colaboração com o Município de Loulé, Divisão de Ambiente e Equipamentos Urbanos, realizou – se nos dias 3 e 4 de Maio uma acção de limpeza na praia.
A actividade consistiu na remoção de espécies infestantes nas zonas envolventes e nos acessos imediatos das praias, estando em causa nestas acções o Chorão, planta exótica que foi há muito tempo introduzida nestes locais.
Esta actividade contribuiu para a limpeza e recuperação natural de uma vasta área envolvente das zonas balneares do Garrão Nascente e Ancão, locais onde estas infestantes têm vindo a fragilizar o cordão dunar e a aniquilar a vegetação autóctone.
A participação dos nossos alunos foi muito activa e contou, no dia 3 de Maio, com as turmas B e D do 6º ano e do Clube do Amigos, que encheram 82 sacos de infestantes. No dia 04 de Maio foi a vez da turma C.E.F. de jardinagem e do 9º B mostrarem o que valiam e o recorde foi absoluto! Foram ensacados 138 sacos destas plantas. Como provam as imagens.
Nunca houve uma participação tão empenhada e mereceu os maiores elogios, Ah! E é claro as nossas praias agradecem….

O Projecto Eco – Escolas/ Agenda XXI

Sem comentários:

Enviar um comentário